Português English Español

Encontre no Pantanal

Cidades do Pantanal

O Pantanal

Pescaria

Info

Home › Notícias
24/08/2011

Sema concluirá Plano de Manejo de quatro importantes Unidades de Conservação de MT

DUDA TORRES Assessoria/Sema-MT



Foto: Secom-MT
Quatro Unidades de Conservação do Noroeste terão concluidos seus Planos de Manejo
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação (Cuco) subordinada a Superintendência de Biodiversidade (Subio) em parceria com o WWF/Brasil, uma ONG brasileira, iniciou nesta terça-feira (23.08), às 09 horas, no Auditório Pantanal, uma Oficina Técnica de Planejamento com o objetivo de finalizar a elaboração do Plano de Manejo de quatro Unidades de Conservação (UC's) estaduais localizadas na região Noroeste de Mato Grosso.



Com a participação de 15 pessoas, entre técnicos da Sema, representantes e moradores da Reserva Extrativista Guariba Roosevelt (Resex), técnicos do projeto Pacto das Águas e representantes do WWF-Brasil e da empresa Mapasmut (Técnica, Natureza e Sociedade), a oficina de revisão final dos encartes sobre os Planos de Manejo das UCs será finalizado às 12 horas dessa sexta-feira (26.08).

A elaboração dos Planos de Manejo para essas UC’s surgiram de uma parceria, viabilizada na gestão do secretário da pasta, Alexander Torres Maia, entre Sema e WWF-Brasil, por meio de um Termo de Cooperação Técnica firmado em 2010 para fortalecer o sistema de UCs estaduais em Mato Grosso.

“Esses Planos de Manejo são instrumentos técnicos e orientativos para implementação efetiva da gestão nessas quatro Unidades de Conservação, consideradas prioritárias para o Estado de MT”, pontuou o coordenador de Unidades de Conservação da Sema, Alexandre Batistella.

Os estudos realizados apontaram, por exemplo, novas espécies endêmicas de macaco do gênero Callicebus (Zogue-Zogues) na região da Resex Guariba/Roosevelt, assim como identificaram grande diversidade de vegetação, possibilitando também, o mapeamento da potencialidade de uso tradicional pelos extrativistas.

Para o coordenador das Atividades de Bloco na região do mosaico da Amazônia Meridional pelo WWF-Brasil, Samuel Tararan, “é de grande importância a articulação e aproximação com a realidade local, de forma a podermos aprofundar o conhecimento sobre as oportunidades e problemas dos atores da região e parcerias como esta são fundamental para qualquer gestão de UCs”.

De acordo com Batistella, esta é a última etapa para a conclusão dos Planos de Manejo, um documento fundamental para a implementação das UC´s Reserva Extrativista Guariba Roosevelt, Parque Estadual do Tucumã e as Estações Ecológicas do Rio Roosevelt e Madeirinha.

Concluída esta de revisão dos Planos de Manejo, os mesmos serão encaminhados para publicação, por meio de Portaria. Com isso eles terão valor legal e técnico para que possam ser operacionalizados. A expectativa é de que as Portarias possam ser publicadas no Diário Oficial do Estado num prazo de 30 a 40 dias.

Compartilhe: