Português English Español

Encontre no Pantanal

Cidades do Pantanal

O Pantanal

Pescaria

Info

Home › Notícias
03/09/2011

Embrapa Pantanal retoma parceria com bolivianos

MS Notícias



A Chefia da Embrapa Pantanal recebeu, nesta quinta feira, a visita de pesquisadores do Ciat -Centro de Investigación Agrícola Tropical da Bolívia, que desenvolve pesquisas e transferência de tecnologia em agropecuária e agricultura familiar, em diversas regiões do território boliviano.

A equipe boliviana procurou a Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a fim de
restabelecer parceria e retomar o convênio de cooperação técnica entre as duas instituições de pesquisa, que devido a reestruturações na chefia do Ciat, havia sido interrompido. Segundo o Chefe do Departamento de Transferência de Tecnologia do Ciat, Jose Luis Escobar, o convênio firmado com a Embrapa Pantanal é fundamental para desenvolver trabalhos a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida para as famílias bolivianas.

Segundo o Chefe do Setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa
Pantanal, José Aníbal Comastri Filho, a aproximação da Embrapa Pantanal com o Ciat foi intensificada em 2008, quando aconteceu um curso na Bolívia sobre anemia infecciosa eqüina, realizado pelo pesquisador da Unidade Roberto Aguilar: “Após este curso, foi assinado, em 2009, o Convênio de Cooperação Técnica entre a Embrapa e o Ciat, que permite a troca de conhecimentos e experiências entre Brasil-Bolívia, principalmente na área de produção agropecuária e agricultura familiar”, complementou Comastri.

A equipe do Ciat foi recebida pela Chefe Geral da Unidade, Emiko
Resende, pelo Chefe do Setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pantanal, José Aníbal Comastri Filho e pela Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Aiesca Pelegrin, que apresentou para os visitantes as diferentes linhas de pesquisas realizadas pela Unidade, bem como as áreas de atuação dos Macroprogramas desenvolvidos pela Embrapa.

Segundo Jose Luis Escobar, nesta primeira reunião, o grupo veio buscar os resultados de pesquisas em duas áreas especificas: primeiramente esclarecer dúvidas e buscar soluções para o controle de carrapatos em bovinos e também buscar informações sobre o melhoramento genético em ovinos, por meio de inseminação artificial. As demandas foram bem recebidas pela chefia que realizaram os encaminhamentos necessários para atender os parceiros.

O Ciat boliviano foi criado em 1975 e tem sua sede em Santa Cruz de La Sierra, com um escritório em Puerto Soares. Suas principais áreas de pesquisa e atuação são voltadas para a produção frutas tropicais, além de atender demandas da agricultura familiar que, nacionalmente, esta focada na produção de milho, arroz, pinhão manso, algodão, soja, e rebanhos ovinos e suínos.

Compartilhe: