Português English Español

Encontre no Pantanal

Cidades do Pantanal

O Pantanal

Pescaria

Info

Home › Notícias
03/10/2011

Programação marca hoje os 33 anos do Museu Histórico de Cáceres

Jornal Oeste



Foto: Jornal Oeste
A prefeitura de Cáceres, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura, promove hoje, 3, a partir das 19h30, as comemorações dos 33 anos do Museu Histórico. O evento será realizado na Rua Antônio Maria, 244, próximo a Praça major João Carlos.

Entre as atividades programadas está à apresentação do projeto Cultura Regional: Ensino e Turismo, que será apresentado pelo professor Ronaldo José Neves.

Outra atração será a apresentação da Historia e Memória da Cidade de Cáceres, que será feita pelo professor Adson de Arruda. O professor Luciano Pereira da Silva, também vai apresentar a palestra Povos Indígenas e Arqueologia do Sudoeste de Mato Grosso e o professor João Ivo Puhl que falará sobre a Religiosidade na Cultura de Cáceres.

Ainda está prevista a apresentação do Grupo Digoreste – Mato Grosso em Cena e o Grupo Chalana que apresentará a Dança de Salão.

O Museu histórico de Cáceres foi criado pela Lei n°695 de 09 de maio de 1978, ano em que se comemorava o bicentenário da cidade.

A prefeitura na época era administrada pelo então prefeito Ernani Martins que através da Secretaria de Administração, criou o museu para resgatar a história da cidade e do município.

O prédio foi construído em 1922, em estilo neoclássico, com a finalidade de abrigar o Mercado Municipal.

Transformado em Museu, conta com um acervo de peças e documentos que fizeram parte da história de Cáceres.

São quadros pintados a óleo, busto de gesso do fundador da cidade, fotografias, medalhas, livros, mobiliário, documentos, potes de cerâmica, utilizados pelos índios como urnas funerárias.

As peças que ornamentam o Museu foram adquiridas através da campanha "Doe Peças Para o Museu" e o trabalho de montagem e organização coube a professora Emilia Darci Cuyabano, que foi requisitada à Secretaria de Educação e Cultura para exercer a função de Diretora do Museu de Cáceres.

Em 1980 o Museu desligou-se da Secretaria de Administração para subordinar-se a Secretaria de Educação e Assistência Social, e em 2003 desligou-se da Secretaria de Educação e passou a pertencer a Secretaria de Esporte, Lazer e Lazer onde permanece até hoje.

Atualmente, o Museu dispõe de 11 salas, sendo 4 para Visitação, 1 Auditório, 1 Biblioteca Setorial, 1 Administrativa,1 Arquivo Setorial, 1 de Imprensa, 1 Reserva Técnica, 1 Cantina e 1 Auditório ao ar livre.



Compartilhe: