Português English Español

Encontre no Pantanal

Cidades do Pantanal

O Pantanal

Pescaria

Info

Home › Notícias
07/10/2011

Sustentabilidade é prioridade na elaboração de Planos Diretores para municípios de MT

ASSESSORIA/Preserve-MT



Foto: Marcos Negrini/Secom-MT
Governador Silval Barbosa na abertura do curso de capacitação para elaboração dos Planos Diretores
O desenvolvimento das cidades mato-grossenses com sustentabilidade foi um dos pontos destacados pelo governador Silval Barbosa, durante a assinatura do Termo de Cooperação Técnica que prevê a elaboração de Planos Diretores para DEZ municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá.

O evento foi realizado na quarta-feira (05.10), no Palácio Paiaguás.

Na oportunidade, o governador também assinou termo para a construção de um Plano Diretor Participativo Integrado para a Região Metropolitana, composta pelos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger e Nossa Senhora do Livramento.

A elaboração será feita para promover o planejamento que os municípios devem executar nos próximos 20 anos. Entre os temas abordados nos planos estão assuntos em comum a todos, como resíduos sólidos, transporte coletivo e saneamento básico. “É preciso haver o planejamento com a elaboração de um plano diretor de todos os municípios de Mato Grosso. Primeiro, estamos promovendo o da Baixada Cuiabana e depois será expandido. Se queremos desenvolvimento, é necessário que seja com sustentabilidade em todos os aspectos e em conformidade”, ressaltou o governador.

De acordo com o secretário de Estado das Cidades, Nico Baracat, o plano diretor dos municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá e do Plano Diretor Participativo Integrado para a região metropolitana custará R$ 1,5 milhão. “Representa a facilitação da vida das futuras gerações. O plano diretor é essencial, pois mostra o planejamento com crescimento sustentável, com responsabilidade ambiental”, explicou.

O saneamento básico, também fundamental para o meio ambiente de Mato Grosso, tem até 2014 para elaborar os planos de saneamento de todos os 141 municípios do Estado. O governador Silval Barbosa garantiu que será concluído antes do prazo estipulado. “Já temos 56 prontos e queremos terminar antes do previsto pela lei federal”, frisou.

Fazem parte do Vale do Rio Cuiabá, além de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger e Nossa Senhora do Livramento, outras cidades do entorno como Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé e Rosário Oeste.

Compartilhe: