Português English Español

Encontre no Pantanal

Cidades do Pantanal

O Pantanal

Pescaria

Info

Home › Notícias
10/01/2012

Vídeo registra acasalamento de onça pintada

SABRINA BEVILACQUA Pantanal Ecoturismo



A equipe da Fazenda San Francisco, localizada no Pantanal Sul, fez um registro inusitado no dia 05 de dezembro. Eles avistaram um casal de onça-pintada no momento do acasalamento.

A fêmea chama-se Borboleta e de acordo com informações da Fazenda, foi vista seis vezes nas imediações do atrativo, entre os meses setembro até a data atual.

Veja o vídeo:



Reprodução

As onças-pintadas são solitárias e só buscam a companhia de um par durante a época de acasalamento. A gestação dura em média 100 dias e até quatro filhotes podem ser gerados.

Os machos atingem a maturidade sexual em torno dos três anos, e as fêmeas, com dois anos. Em cativeiro, as onças vivem até 20 anos; já a expectativa de vida para as onças selvagens cai pela metade.

Na época reprodutiva, as onças perdem um pouco os seus hábitos individualistas e o casal demonstra certo apego, chegando inclusive a haver cooperação na caça. Normalmente, o macho separa-se da fêmea antes dos filhotes nascerem. Em geral nascem, no interior de uma toca, dois filhotes - inicialmente com os olhos fechados. Ao final de duas semanas abrem os olhos e só depois de dois meses saem da toca. Quando atingem de 1,5 a 2 anos, separam-se da reprodutora, tornando-se sexualmente maduros e podendo assim se reproduzirem.
Com informações Wikipedia


Compartilhe: