Português English Español

Encontre no Pantanal

Cidades do Pantanal

O Pantanal

Pescaria

Info

Home › Notícias
31/05/2012

Ribeirinhos do Pantanal conhecem iniciativas turísticas de Bonito-MS

Comunicação Ecoa



Ribeirinhos durante passeio na Gruta do Lago Azul, um dos principais pontos turísticos de Bonito
Moradores ribeirinhos das comunidades pantaneiras da Barra do São Lourenço, Porto Amolar, Paraguai-Mirim e Porto da Manga, participaram entre os dias 27 a 30 de abril de uma visita técnica em pontos turísticos na cidade de Bonito (MS).

A viagem até a cidade faz parte do cronograma do projeto “Ações para o turismo de base comunitária na contenção da degradação do Pantanal”, e teve como objetivo levar os moradores das comunidades ribeirinhas para finalizar o processo de capacitação para o turismo de base comunitária.

André Luiz Siqueira, coordenador do projeto explica que esta segunda fase da capacitação é fundamental para a formação dos moradores que pretendem trabalhar com o turismo comunitário nas comunidades em que vivem, pois o fortalecimento de lideranças e aprendizados são pontos essenciais que essa troca direta de experiências proporcionou aos participantes.

“A realização desta visita técnica serviu para que os ribeirinhos pudessem observar e aprender o trabalho de profissionais experientes na área de turismo sustentável, levando todo esse aprendizado para suas respectivas comunidade e aplicando para o turismo de base comunitária que queremos implementar no Pantanal através deste projeto,” afirmou o coordenador do projeto.

Consultora em turismo do projeto, Vanessa Spacki, explica que a escolha da cidade de Bonito, foi estratégica para a realização desta fase da capacitação, pois a cidade proporcionou uma ótima experiência aos colaboradores do projeto (membros das comunidades envolvidos), que puderam conhecer as qualidades e os processos turísticos.

“Escolhemos a cidade de Bonito, por ser um destino ecoturístico reconhecido nacional e internacionalmente. A Cidade tem uma preocupação com a sustentabilidade ambiental voltada para a capacidade e o suporte dos produtos e passeios comercializados. Além do mais com essa experiência os participantes puderam observar que o percurso do processo turístico é longo e não é fácil, mas que é possível,” ressaltou Vanessa.

Durante a visita técnica os participantes participaram também de uma palestra do presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Cícero Ramos Peralta, que explicou sobre o processo turístico na cidade e ressaltou a importância de iniciativas que gerem renda, mas que preservem a natureza, como o turismo ecológico e também o de base comunitária.

“O Pantanal é um lugar único no mundo, e precisamos de mais ações como está que vocês estão fazendo para podermos divulgar e explorar o potencial de renda que ele pode proporcionar, mas fazer tudo isso de maneira consciente e respeitando a capacidade da natureza.”

Para a última fase do projeto está previsto uma viagem piloto com convidados especiais, onde os moradores das comunidades da região da Serra do Amolar, deverão colocar em prática todo o conhecimento adquirido no decorrer do projeto.

Compartilhe: