Português English Español

Encontre no Pantanal

Cidades do Pantanal

O Pantanal

Pescaria

Info

Home › Notícias
21/11/2013

Projeto Bichos do Pantanal mobiliza alunos em Cáceres (MT)

Governo de Mato Grosso



O projeto Bichos do Pantanal, patrocinado pelo programa Petrobras Ambiental, lançou uma ação de educação ambiental em Cáceres. O objetivo é abordar temas de preservação da fauna pantaneira para alunos da educação infantil e ensino fundamental da cidade.

A iniciativa é realizada em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A instituição contribuirá com a expertise de seus pesquisadores. Professores e acadêmicos da Unemat, das áreas de Biologia, Saúde e Educação, dentre outras, irão a campo a partir deste mês para realizar investigações científicas.

Os resultados serão repassados nas salas de aula de 49 escolas. Estudantes interessados em contribuir com a atividade podem procurar os docentes envolvidos no projeto. Os trabalhos de pesquisa e monitoramento de fauna vão ser desenvolvidos no rio Paraguai, no Barco Sede do projeto, que vai permanecer nos próximos dois anos em pontos de estudo entre a sede do município e a Estação Ecológica Taiamã.

Cerca de mil alunos estiveram presentes no evento de lançamento, realizado no Cáceres Iate Clube. Douglas Trent, pesquisador chefe e mentor do projeto, explicou a necessidade de introduzir o tema natureza na sala de aula. "Estamos na região com a maior biodiversidade do mundo e vocês têm acesso a tudo isso. A ciência mostra que estar conectado com o meio ambiente torna as pessoas mais inteligentes". Trent mostrou ao público fotos de animais do Pantanal, destacando aqueles que estão ameaçados de extinção, como a ariranha.

Peças educativas escritas com termos do dialeto regional foram apresentadas às crianças, tematizando questões como a poluição dos rios e das ruas e incentivando o envolvimento da nova geração na preservação ambiental. "Crianças, vocês podem ensinar aos grandes que a natureza está morrendo", alertaram finalizando os atores. Cerca de 10 mil estudantes da rede municipal de ensino de Cáceres serão envolvidos na proposta.

Compartilhe: