Português English Español

Encontre no Pantanal

Cidades do Pantanal

O Pantanal

Pescaria

Info

Home › Notícias
21/11/2013

Polícia Militar Ambiental diz que pescadores estão “respeitando” a piracema

Lielson Tiozzo Pesca e Companhia



A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul concluiu na manhã desta segunda-feira, 18, a “Operação República”, a qual desde a quinta-feira, 14, intensificou a fiscalização nos rios do estado com a finalidade de impedir a pesca predatória durante o último Feriado.

Segundo a PMA, nesta e nas duas operações anteriores (2011 e 2012), os números de autuações foram reduzidos com relação às demais, que em 2008, chegaram a 26 autuados, sendo nesta, apenas cinco autuados, metade da operação do ano passado e o mesmo número da operação de 2011. Com relação à pesca predatória, houve uma autuação e prisão. Na operação passada, das 10 autuações, também somente uma foi pelo crime de pesca predatória. Foram aplicados quase R$ 30 mil em multas.

“Os números indicam que, a cada ano as pessoas vêm respeitando o período proibido à pesca. Porém, a PMA não pode relaxar com a fiscalização e, a manutenção do efetivo ostensivamente em rios e em propriedades rurais para prevenir os crimes ambientais, tem se mostrado como critério mais adequado, por isso, foram 300 policiais a campo durante todo o feriado”.

“Outra estratégia importante tem sido o monitoramento e vigilância dos cardumes, especialmente, com policiais 24 horas em postos fixos em cachoeiras e corredeiras”, explica a PMA, por meio de nota.
Os petrechos de pesca proibidos, 102 no total, foram retirados armados nos rios, sem que fossem identificados os autores. Houve apenas uma autuação por pesca predatória.

Compartilhe: