Português English Español

Encontre no Pantanal

Cidades do Pantanal

O Pantanal

Pescaria

Info

Home › Notícias
02/12/2013

Mais de uma tonelada de pescado é apreendida no município de Rosário Oeste

MARIA BARBANT Assessoria/Sema-MT



Foto: Sema/Dema-MT
Pescado apreendido em operação no município de Rosário Oeste
Após prestar depoimento, um homem já envolvido em outros crimes ambientais, foi preso nesta quinta-feira (28.11), por pesca irregular. O outro, abordado durante operação da Superintendência de Fiscalização da Sema e Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), foi liberado após pagar fiança no valor de R$ 20 mil. Um terceiro homem conseguiu fugir.



Os dois foram presos em flagrante na noite desta quarta-feira (27) com mais de uma tonelada de pescado irregular, durante operação de rotina na área rural do município de Rosário Oeste, a 128 km de Cuiabá, na Região Norte do Estado. Segundo o coordenador de Fiscalização da Pesca, Márcio Renner o pescado foi encontrado em carrocerias de dois veículos, uma caminhonete S 10 e uma picape.

Os peixes, das espécies jaú, pintado e cachara, estavam sendo transportados para Cuiabá depois de terem sido retirados da comunidade do ‘Pindura’. “Essas pessoas presas são conhecidas como atravessadoras. Iriam levar o pescado para peixarias e restaurantes populares de Cuiabá", disse o coordenador.

Os dois homens foram levados para a Dema em Cuiabá onde prestaram depoimento e o pescado para a câmara fria da delegacia, localizada no bairro Carumbé.

Piracema

A piracema é um período de reprodução dos peixes de água doce, que ocorre em ciclos anuais no período de chuvas. A restrição a pesca serve para garantir o ciclo de vida dos peixes e assegurar a renovação dos estoques pesqueiros para os anos seguintes. Desde novembro está proibida a pesca nos rios das bacias hidrográficas do Araguaia, Paraguai e do Amazonas. O período de defeso termina em fevereiro de 2014.

Desde o início do período de defeso da piracema já foram apreendidos 2 .455 quilos de pescado; além de 17 peças; quatro embarcações; 599 apetrechos de pesca; 05 armas e um motor. Nesse período, a fiscalização da Sema abordou 1.062 pessoas além de 253 veículos e embarcações.

Compartilhe: