Português English Español

Encontre no Pantanal

Cidades do Pantanal

O Pantanal

Pescaria

Info

Home › Notícias
17/07/2014

Festival Internacional de Folclore de Mato Grosso começa hoje em Cáceres

Antoniel Pontes



Começa hoje, 17, o FIFOLK\MT- Festival Internacional de Folclore de Mato Grosso - Etapa Regional, evento que também integra a Programação Artística dos X Jogos Escolares - Fase Regional, os quais terão suas Cerimônias de Abertura fundidas no mesmo evento, às 18 horas, no Estádio Luiz Geraldo da Silva, popular Geraldão, em Cáceres, onde diante do público local e de todas as delegações esportivas presentes, oriundas de várias regiões do Estado, os principais Grupos Folclóricos e Populares de Cáceres darão uma pequena mostra do que será o FIFOLK\MT – Etapa Regional.

O Festival tem sua realização sob a responsabilidade da Associação Organizadora do FIFOLK, Prefeitura Municipal de Cáceres e Grupo Artístico Cultural e Meio Ambientalista Chalana. O patrocínio foi concedido pela SEC-MT(Secretaria de Estado de Cultura) por meio do Programa de Apoio à Cultura (PROAC) e conta com o apoio da SEDUC(Secretaria de Estado de Educação), Engenheiro Adilson Reis e Assessoria Pedagógica de Cáceres.

Nas cinco noites de festa dedicadas ao folclore e a cultura popular, a população cacerense fará uma viagem por shows de dança e música folclóricas e populares internacionais e nacionais executados por grupos artísticos locais e estaduais. O evento acontecerá a partir de sexta, dia 18 de julho, em frente à Catedral São Luiz, na Praça Barão do Rio Branco, a partir das 21 horas, e a programação para este primeiro dia, prevê as apresentações dos Grupos Afro Escola, Hypnose Break, Igarapé e Os Mascarados de Poconé.

Para o presidente da Comissão Organizadora, Luiz Tolotti, o evento com essa nova proposta regionalizada, vem para contribuir para fortalecimento de aspectos culturais, pedagógicos e turísticos da cidade Cáceres e Mato Grosso e é uma preparatória para a Edição Intercontinental do FIFOLK\MT, que está prevista para agosto de 2015. Segundo ele "O FIFOLK\MT – Etapa Regional, será nosso Fan Fest durante a realização dos X Jogos Escolares Regionais, e os atletas terão oportunidade de conhecer nossa cultura regional e outros tipos de manifestações populares".

O FIFOLK

O Festival Internacional de Folclore de Mato Grosso, neste ano, em que completa sua quarta edição com essa nomenclatura, teve sua retomada em 2010, graças à trajetória Internacional de sucesso do Grupo Chalana, principal realizador do evento, que em seu privilegiado currículo, detém a marca recorde em Mato Grosso, com o maior número de participações como representante do Brasil em festivais folclóricos realizados no exterior, em cerca de quinze países. Essa divulgação mundial da cultura mato-Grossense efetivou a instalação da Delegacia do Federação Brasileira de Arte Popular (Febrarp) em Cáceres - Mato Grosso. Cáceres, 14.07.14 Assessoria de Comunicação - FIFOLK-MT.

Compartilhe: