Português English Español

Encontre no Pantanal

Cidades do Pantanal

O Pantanal

Pescaria

Info

Home › Notícias
20/07/2014

Cultura do Pantanal em evidência no Senado

Assessoria de Imprensa



Foto: Daniel De Granville | Photo In Natura
Pantanal
Na última sexta-feira (18) o senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) destacou a diversidade cultural do Pantanal sul-mato-grossense, em discurso proferido no Senado.

Segundo ele, as festas populares, a música de ritmo peculiar, o patrimônio histórico e antropológico, a culinária e a literatura regionais, com maior destaque para a poesia de Manoel de Barros, são tão valorosos quanto as belezas naturais do bioma pantaneiro.

Ele lembrou que o Pantanal é Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera declarado pela Unesco e que por ser um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, é natural que a maior parte das referências estejam ligadas à questão ambiental.

“Pouco se fala ou se conhece a respeito da imensa diversidade cultural dessa região riquíssima de nosso Brasil”, disse, anunciando a iniciativa das Fundações Culturais das cidades pantaneiras de Corumbá, Ladário, Miranda, Bodoquena, Aquidauana, Porto Murtinho, Rio Verde, Coxim e Sonora de propor um projeto com o objetivo de fortalecer, no Mato Grosso do Sul, a cultura pantaneira e desenvolver a economia criativa na busca de uma identidade territorial.

Ele citou algumas manifestações populares, como a Festa do Divino, em Coxim, evento reconhecido pelo Iphan; o Banho de São João e o Encontro Regional da Viola de Cocho, em Corumbá; a Folia de Reis, em Bodoquena; a Festa de Nossa Senhora dos Remédios, em Ladário; e a Festa de Nossa Senhora de Caacupe, em Porto Murtinho.

Compartilhe: