Português English Español

Encontre no Pantanal

Cidades do Pantanal

O Pantanal

Pescaria

Info

Home › Notícias
13/08/2014

Com cheia no Pantanal, sete onças aparecem em áreas urbanas do MS

G1



No Mato Grosso do Sul, a cheia no Pantanal trouxe um efeito inusitado e perigoso para as cidades da região. Nos últimos dias, pelo menos sete onças foram vistas por moradores em áreas urbanas.

Imagens feitas com um celular mostram a onça na calçada. Ela parece assustada, tenta entrar em uma área de reserva, mas não consegue passar pela cerca. O vídeo foi gravado pelo empresário Bernardo Ramos que estava passando de carro. “Estava acuada. Aí ela foi descendo, descendo. Eu parei o carro e ela atravessou e entrou para esse lado aqui do mato”, diz Bernardo Ramos.

A avenida onde a onça foi vista costuma ter bastante movimento de veículos e também é usada para a prática de caminhada e corrida. Mesmo depois da visita inesperada, muita gente não mudou a rotina. “Eu não tenho medo”, conta uma mulher. “Não tem problema não. Ela não ataca a gente não”, afirma um homem.

Esse não foi o primeiro caso do tipo. No último sábado (9), o pescador Rosalino de Sousa estava em casa quando ouviu um grito da esposa no quintal. “Eu estava ali. Aí minha esposa me chamou, eu fui lá, eu olhei ali da porta ali, iluminei, ela estava lá. Uma onça”.

Sete onças diferentes foram vistas nos últimos dias, nas áreas urbanas de Ladário e Corumbá. Segundo especialistas, os animais deixaram o Pantanal, por causa da cheia do Rio Paraguai. "Onde você tiver montanha e área inundada, quando tiver uma enchente grande, as onças se refugiam em terreno alto. Então você tem uma situação de, não vou dizer de conflito, mas de contato de onça com a população urbana”, explica Walfrido Thomaz, pesquisador da Embrapa.

Um comitê acompanha a movimentação dos animais na área urbana, mas até agora nenhuma onça foi capturada. Por isso, é preciso tomar cuidado, principalmente à noite. "É um animal de hábito noturno. Estar evitando se aproximar do animal para tirar fotografias e filmar. É um animal bonito, porém perigoso", recomenda o Major Fabio Catarineli, do Comitê de Contenção de Animais.

Animais do Pantanal

  • Arara azul
    Foto: Arquivo SEMATUR
  • Capivara
    Foto: Arquivo SEMATUR
  • Tuiuiu
    Foto: Arquivo SEMATUR
  • Arara azul em seu ninho
    Foto: Arquivo SEMATUR
  • Cervo do pantanal
    Foto: Arquivo SEMATUR
  • Garça branca
    Foto: Arquivo SEMATUR
  • Jacaré
    Foto: Arquivo SEMATUR
  • Casal de Tuiuius
    Foto: Arquivo SEMATUR
  • Casal de Tuiuius em seu ninho
    Foto: Arquivo SEMATUR
  • Quati
    Foto: Arquivo SEMATUR


Compartilhe: