Português English Español

Encontre no Pantanal

Cidades do Pantanal

O Pantanal

Pescaria

Info

Home › Notícias
17/09/2014

Trem do Pantanal revela cultura mato-grossense

MAPA Comunicação Integrada



Trem do Pantanal
A região do Pantanal, no Mato Grosso do Sul, é conhecida em todo o mundo pela beleza e diversidade da sua natureza. A maior planície alagável do planeta é também um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Uma ótima opção de passeio para quem deseja explorar a região e conhecer os seus costumes culturais e gastronômicos é embarcar, a partir do dia 06 de setembro, no trem da Serra Verde Express que liga as cidades de Aquidauna e Miranda. Num trajeto de 70 km, é possível contemplar
araras azuis e outras espécies de aves e animais nativos, assim como a perfeição dos caminhos fluviais dos rios que cortam as pequenas cidades do caminho.

A partida acontece na Estação Ferroviária de Aquidauana, município que merece atenção especial dos turistas antes do embarque rumo a Miranda para conhecer a fundo a cultura pantaneira. A pacata cidade foi fundada em 1892 e por muitos anos foi considerada a mais desenvolvida do antigo estado do Mato Grosso. Para conhecer melhor a história da região, vale visitar a Praça Afonso Pena, onde fica a Biblioteca Municipal, e a Igreja Matriz Imaculada Conceição em estilo gótico. A cidade oferece, ainda, diversas possibilidades de programas para quem tem espírito aventureiro. Passeios de barco, trilhas, cavalgadas, safaris e atividades noturnas para avistar animais silvestres. Nos restaurantes locais, os viajantes devem provar a moqueca de pintado, churrasco e outros pratos deliciosos à base de peixes de água doce.

Depois de conhecer Aquidauana, é hora de dar início à bela viagem de trem de aproximadamente três horas de duração até o destino final. No trajeto, mais do que apreciar o espetáculo da natureza, é possível conhecer a cultura indígena local. O fim da viagem acontece na Estação Ferroviária de Miranda, cidade conhecida por suas inúmeras atividades de Ecoturismo, rica culinária local e forte vocação artesanal, com destaque especial às produções em barro dos índios Kadiweu.

Além do caminho dos trilhos, outros destinos interessantes podem ser apreciados pelos turistas. Corumbá, por exemplo, está a noroeste de Miranda e é conhecida como cidade branca graças ao solo rico em calcário. Considerado o terceiro município mais populoso e importante do Mato Grosso do Sul, oferece atrativos como danças típicas, cantigas, culinária exótica, tudo isso por conta da influencia da “vizinha” Bolívia. Outros destinos no Mato Grosso do Sul surpreendem turistas que buscam natureza e bem-estar. A 120 quilômetros a sudoeste de Miranda fica a cidade de Bonito,
referência em Ecoturismo no país.

A viagem no Trem do Pantanal acontece aos finais de semana, tem pouco mais de três horas de duração e vai da cidade de Aquidauana ao município de Miranda, no Mato Grosso do Sul. Aos sábados realiza o trajeto de ida e aos domingos o de volta. O passeio é resultado da parceria entre Serra Verde Express, Governo do Estado do MS e América Latina Logística (ALL).

Serviço:

Trem do Pantanal


Saídas: a partir de 06 de setembro/ ida aos sábados e retorno aos domingos

Tarifas: Adulto R$ 90,00 o trecho/ Crianças (de 06 a 12 anos): R$ 36,00 o trecho

Reservas e informações: Serra Verde Express

Telefones: (67) 3043 2233 / (41) 3888-3488


Sobre a Serra Verde Express

A Serra Verde Express detém a concessão federal da ferrovia Paranaguá - Curitiba desde 1997. Em pouco mais de dezessete anos de trabalho, incrementou o turismo ferroviário do Paraná e se tornou a maior operadora de trens turísticos do Brasil. É considerada, hoje, referência no setor em todo o mundo e administra o único trem de luxo nacional. Anualmente, cerca de 200 mil pessoas passeiam nos trens operados pela empresa, número quatros vezes maior do que a média registrada no período anterior à Serra Verde Express. A qualidade dos serviços prestados levou a operadora a expandir negócios para outros estados. Em 2009, a convite do Governo do Mato Grosso do Sul a Serra Verde Express assumiu a administração do Trem do Pantanal. Em 2010, passou a operar também o Trem das Montanhas Capixabas, no Espírito Santo. Além do turismo ferroviário, a Serra Verde Express oferece city tour, pacotes turísticos, serviços de transfer e receptivo. Para garantir a satisfação dos visitantes, a empresa investe periodicamente em melhorias, treinamentos de colaboradores e na preservação do meio ambiente.

A Serra Verde Express pertence à Holding Higi Serv e tem como diretor geral Adonai Aires de Arruda Filho. O executivo é presidente da
Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais (ABOTTC), primeiro vice-presidente do Curitiba Região e Litoral Convention & Visitors Bureau e presidente do Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba.
Mais informações

www.serraverdeexpress.com.br


Compartilhe: